terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vestígios

O prenúncio do vento
me encontra com intensidade
E a cada verso trêmulo de amor
Sinto o frescor
De quem seduz
Assim como respira
Presa a este momento solícito
Penso apenas em você
Peço que estenda teu olhar
No cair da noite
para pratéia que abriga o brilho dos anjos
E ilumina a linguagem do amor
Emanada por Deus
Que sinaliza o nascer de um olhar
Que aguardara seu par
A tempos para que juntos pudessem
Contemplar um a alma do outro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os poemas


Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabem de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão
eles não tem pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Para refletir...

A indisciplina ao alcance de todos


É o que acontece em escolas que não definem coletivamente normas de convivência nem compromissos de trabalho e de aprendizagem

Disciplina na escola pode significar coisas muito diferentes, mas indisciplina é sempre comportamento impróprio (desobediência, desrespeito ou agressividade). Esses desvios de conduta também aparecem em relações familiares, comerciais, esportivas e políticas. Por isso, acredito que é essencial compreender como isso se dá nos outros contextos para renovar nosso olhar sobre o que ocorre na escola e , assim, evitar diagnóstivos cheios de preconceito e insistir em propostas que não tem dado resultado.

No convívio familiar, uma criança que faz algo impróprio ou perigoso pode ser advertida ou perder autonomia até se mostrar confiável. Porém, se essa criança for agredida em vez de ser orientada, pode se tornar agressivae aí, sim, espressar sua revolta com a indisciplina. Nos esportes, as regras (predefinidas e aceitas por todos) punem lances faltosos, mas a falta é parte do jogo, não indisciplina. Só quando as regras são mal aplicadas é que o jogo descamba para o desrespeito, a deslealdade ou a agressão - a indisciplina, enfim.

No comércio de bens e serviços, o atraso ou o pagamento ou fornecimento é punido com juros e multas contratuais e as partes tem como lutar por seus direitos. Isso só vira indisciplina quando não a chance de recorrer e alguém sai esmurrando balcões de atendimento. Na política e na justiça, o conflito é coisa natural. Dos parlamentos e tribunais espera-se integridade, não consenso.
Mas ações indgnas, em que questões pessoais prejudicam o interesse público ou desmoralizam o processo democrático, acabam em desrespeito ás instituições, em indisciplina cívica.

Nas relações sociais, do comércio à política, em casa ou nas quadras esportivas, a indisciplina entra em cena quando há desvios de comportamento e regras ausentes, impróprias ou mal aplicadas. O mesmo deveria valer nas escolas. Ao receber os estudantes, se estabelece um compromisso recíproco de ensino e de empenho pelo aprendizado. De um lado, é preciso um projeto pedagógico claro e eficaz, com uma proposta curricular periodicamente avaliada. De outro, alunos e seus responsáveis precisam participar de forma consciente e efetiva.

É por isso que, quando a elaboração e a vivência das regras de convívio fazem parte do processo educativo, as desobediências e advertências não se transformam em desrespeito ou em problemas disciplinar sistêmico. São as escolas que sofrem com esse problema que precisam de diagnóstico, não os alunos. O caminho é a elaboração de um código de conduta por e para todos: professores, funcionários, alunos e responsáveis. E não se surpreenda se isso melhorar o desempenho escolar como um todo, e não só o que diz respeito à disciplina. Pois a disciplina pessoal não é somente meio, mas também resultado da Educação. E a indisciplina não é somente obstáculo ao aprendizado, mas também a falta de aprendizado.

Sem esse compromisso explícito, prevalece o convite à displicência e, em consequencia, à frustração. Aos professores falta clareza do que e como ensinar, aos coordenadores faltam diretrizes para orientar, aos alunos falta quase tudo. Só uma coisa não falta nesse cenário: a indisciplina ao alcance de todos!

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma eterna apaixonada pela magia das palavras, percorro linhas de imaginação que insistem em me deixar ecoar por de traz de singelos textos, em volta de pleno mistério insóluto expresso na tentativa de viver na linguagem daqueles que como eu buscam se encontrar.